Mike Young: Existe a Necessidade para se Desenvolver Velocidade Máxima em Atletas de Esportes de Campo e Quadra?



Nessa primeira parte da entrevista concedida a Elite Training o Diretor de Performance da Athletic Lab, Mike Young responde quais as principais razões para se utilizar treinos de velocidade máxima em esportes onde as mudanças de direção predominam e os atletas raramente são expostos a tiros lineares que ultrapassam os 20 metros.  Suas considerações são feitas a partir de evidências cientificas e mais de 20 anos de experiência com atletas e equipes de campo e quadra.


Tempo de leitura: 2 minutos


ET: Esportes de campo e quadra tais como futebol e basquete respectivamente tem como ênfase de movimento a mudança de direção e raramente os atletas atingem velocidade máxima durante uma partida. Como a velocidade máxima deveria ser desenvolvida nesses atletas e quais seriam os principais motivos?


MY: Exatamente. A velocidade máxima é raramente - ou quase nunca - alcançada em esportes de equipe. Isso é particularmente verídico em esportes de quadra como por exemplo o basquete e o handebol. Na maioria dos esportes de equipe, a mudança de direção e aceleração são as qualidades físicas mais frequentemente usadas. Dito isso, eu ainda acredito que existe valor no treinamento de velocidade máxima por uma série de razões.

Primeiro, as evidências de pesquisas e casos individuais passados mostram que a velocidade máxima pode melhorar a capacidade de aceleração mais do que a aceleração pode gerar melhora na velocidade máxima. Isso indica a existência de uma grande transferência dos efeitos provenientes de treinos da velocidade máxima para aceleração. E ainda, a exposição do atleta aos tiros de velocidade máxima se mostra capaz de reduzir as probabilidades de lesão ocasionadas pelos próprios tiros em alta velocidade.

Portanto para ter certeza que nossos atletas se tornem robustos e resilientes é importante que esses sejam expostos aos estresses dos tiros em alta velocidade mesmo que eles raramente atinjam velocidade máxima em seu esporte. Para finalizar, o tiro de velocidade máxima é uma das atividades de maior demanda do sistema nervoso central que um atleta pode realizar. Isso requer uma coordenação intra e intermuscular incrivelmente rápida para que grandes forças possam ser geradas. Por essa razão, sua utilização pode ser um grande aditivo para o programa de treino em razão do grande estímulo neural e as subsequentes adaptações para a velocidade e potência geral.  


Receba nossa newsletter

Utilize o formulário abaixo para receber as novidades e agenda dos próximos cursos em primeira mão.

Quem confia na Elite