Mladen Jovanovic: A Utilização de Indicadores Subjetivos no Monitoramento e na Programação de Treino - Parte 1
Nesse artigo de duas partes Mladen Jovanovic traz uma visão analítica sobre o planejamento do processo de treino utilizando como fonte de informação o feedback fornecido pelos atletas, no que conhecemos como Escala de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE). Na primeira parte desse artigo Mladen faz referências sobre o papel do treinador e quais os fatores relevantes que quando utilizados por estes, garantem que os níveis desejados de treino sejam obtidos. Termos como "flexibilidade do treinador e do programa" são conceitos comuns que tem se tornado fundamentais para o planejamento ou periodização de treino, especialmente no alto nível. Boa leitura.
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O processo de de preparação de atletas para competições pode
ser considerado como um sistema de adaptação complexo e que podem também ser
dividido em (1) treinamento (2) competição (3) recuperação de subsistemas.
O
treinador é a pessoa que utiliza as informações que podem ocorrer e os
feedbacks para manipular os elementos que compõem esse sistema complexo com o
objetivo de manter o estado e o comportamento desses resultados em níveis
desejados (e no tempo desejado), e na maioria das vezes os influenciando
através do estímulo de treinamento que são compostos por (1) cargas de treino
(intensidade, volume, intensidade, etc. ) (2) meios de treino ou exercícios e
(3) métodos de treino. Esse processo de gerenciamento é regulado por 3 fatores,
especialmente (1) o estado atual e a performance (2)
resultados/performance/objetivos do processo e (3) contexto.
O
comportamento desse sistema (tanto no nível da equipe quanto individual) ou sua
performance é influenciada pelos seguintes grupos de fatores (endereçadas pelos
elementos de treino):
- Preparação Técnica - Preparação Tática e tomada de
decisão - Preparação Física - Preparação Psicológica e dureza
mental - Caráter do atleta e as habilidades
de comunicação - Estratégia
e plano de ação
A organização do processo de
treinamento com o objetivo de levar esses elementos ao estágio desejado pode
ser visto através desses três níveis: (1) Periodização, (2) Planejamento e (3) Programação.
Esses três níveis podem ser vistos
com lentes diferentes de organização do processo de treino e cada uma apresenta
um conjunto de princípios que guiam sua organização. Esses três níveis são interconectados
e inter-relacionados.
O
treinador precisa utilizar uma abordagem flexível o suficiente nessa
organização do treinamento e podemos dizer que os três níveis
citados apresentam diferentes níveis de flexibilidade sendo a programação a
mais flexível e a periodização a mais rígida. Ser flexível é uma qualidade muito
importante já que o comportamento dos sistemas de adaptação complexas tais como
o processo de preparação podem ser muito imprevisíveis. Mike Tyson costumava
dizer que “Todo mundo tem um plano até levar um soco na cara”, o que de
alguma maneira resume os problemas relacionados ao controle e organização do
processo de treinamento.
Para
atingir essa flexibilidade o treinador precisa modificar o estímulo e o
processo de treinamento em geral e de acordo com o as reações do atleta
(adaptar os treinos ao atleta, e não o contrário) que são chamados de efeitos
de treino. Vladimir Issurin classifica os efeitos de treino pelos seguintes
grupos:
- Efeitos agudos de treino - Efeitos imediatos de treino - Efeitos cumulativos de treino - Efeitos tardios de treino - Efeitos
residuais de treino
Para mais informações sobre esses
efeitos de treino os leitores mais interessados podem consultar as obras de
Vladimir Issurin.
Esse conceito é retratado na seguinte figura:
Para avaliar e analisar esses efeitos de treino, o treinador pode utilizar diferentes tipos de (1) Monitoramento (2) Testes (3) Análises das competições. Esse tipo de análise pode produzir leis de causa e efeito que podem ser usadas para direcionar o processo de treinamento no futuro e expandir a prática e o conhecimento empírico.
A segunda parte desse artigo irá se concentrar no monitoramento dos indicadores subjetivos dos efeitos de treino agudos e imediatos é suas utilizações como feedback na programação do processo de treino.